Dois empresários foram presos na cidade de Caxias do Sul por causa de um "gato" de energia elétrica. Eles foram flagrados com ligações clandestinas em seus estabelecimentos, furtando energia elétrica da distribuidora. A empresa fiscalizada hoje havia rescindido o contrato com a RGE em março deste ano, mas continuava consumindo energia de forma ilegal.
A ação foi em uma fábrica de autopeças, onde havia duas empresas em funcionamento. Os policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), cumpriram mandado de busca e prenderam dois proprietários das empresas na cidade de Caxias. Os policiais civis diligenciaram, juntamente com técnicos da empresa RGE, nos estabelecimentos comerciais, onde foram identificadas as ligações clandestinas diretamente na rede da empresa vítima. Em razão disso os proprietários dos locais foram presos em flagrante.
A ação resultou na prisão em flagrante de duas pessoas crime de furto, com penas de 01 (um) a 4 (quatro) anos de reclusão, sendo o flagrante lavrado na DPPA de Caxias. As ligações clandestinas (gatos) e quaisquer outras irregularidades são investigadas permanentemente pela concessionária, através de fiscalização e monitoramento constante. Estas ligações caracterizam furto de energia elétrica, o que é crime. Além de se transformarem em um grande risco de acidente grave com a rede, podendo causar interrupção no fornecimento de energia, ou com pessoas, podendo ser fatais. Para cobrar os valores não pagos por quem furta energia, a RGE faz o cálculo do que foi consumido e emite a fatura. Mas grande parte desse consumo acaba não sendo possível cobrar e os custos são rateados entre todos os demais clientes regulares, conforme estabelece a legislação do setor elétrico. Ou seja, riscos e prejuízos para todos. Por isso a importância de se combater de forma permanente furtos e fraudes.
Na semana passada, uma outra ação da Polícia Civil em conjunto com a RGE resultou na prisão de cinco empresários em Caxias do Sul. Foi identificado que um supermercado e 80 residências praticavam furto de energia, o popular gato, no bairro Monte Carmelo. O responsável pelo supermercado foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia. A ação também resultou na prisão de proprietários de estabelecimentos comerciais das ruas Sinimbu e Vasco Bragagnolo e da Avenida Itália.
Mín. 17° Máx. 27°