Os turistas que realizam o passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves podem se sentir um pouco mais seguros. Demonstrando que é possível proceder ao retorno responsável das atividades turísticas, a Maria Fumaça vem recebendo a sanitização Fip Onboard, tecnologia que desativa a ação de bactérias e vírus, inclusive o responsável pela transmissão da covid-19, para acolher com segurança os passageiros que farão o passeio de trem.
Os vagões passaram pelo processo de desinfecção que é feito por meio de nanopartículas de uma solução biocida. Elas se transformam em um filme protetor, tornando superfícies e ambientes seguros após a aplicação por um ciclo de até 72 horas (depois desse período, serão novamente sanitizados). A Maria Fumaça está trabalhando com a oferta de quatro passeios, somente aos sábados (9h, 11h, 14h e 16h), com 50% da capacidade de lotação e em conformidade com todos os protocolos de segurança.
O sistema Fip Onboard, desenvolvido pela Marcopolo e utilizado de forma colaborativa pela Transporte Santo Antônio sanitiza superfícies e espaços através de nanopartículas de uma solução biocida. Ela é aplicada com a tecnologia ‘Fog in Place’, gerando uma nevoa que cobre 100% da área a ser desinfectada, desativando a ação de bactérias e vírus. O ciclo de sanitização dura por até 72 horas – após esse período, é necessário repetir o processo. A tecnologia é validada pela norma francesa NFT72-281 e o processo utiliza somente saneantes aprovados pela Anvisa. Além da eficiência, há vantagens adicionais como a economia de até 99% na utilização de água, saneante e energia, redução de falhas humanas, preservação do colaborador, que não entra em contato com os químicos, e cuidado com a durabilidade dos estofados e quaisquer outras superfícies, uma vez que o processo não molha nem gera efluentes.
Mín. 13° Máx. 29°