Uma boa notícia para os moradores da Serra Gaúcha. Após o susto de ver a possibilidade de retorno para a bandeira vermelha, a região teve seu recurso aprovado pelo Governo do Estado,A bandeira laranja permanecerá, pelo menos, até a segunda-feira, 24 de agosto.
De acordo com o Governo do Estado, ficou comprovada a redução no número de óbitos na semana na região, que havia sido de 39 há duas semanas, reduziu para 32 na semana anterior e, nesta, foi de 27 óbitos. Também houve melhora no indicador de casos ativos e recuperados, que baixou pela segunda semana consecutiva. Tanto na macrorregião como na microrregião de Caxias do Sul os números de internados em leitos de UTI e leitos clínicos por Covid-19 caíram, enquanto houve estabilidade no total de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O ponto de atenção é quanto ao número de hospitalizações de pacientes confirmados para Covid-19, que é compensado pelo aumento da oferta de leitos, mas merece alerta. O conjunto de dados fez com que se permitisse que a região pudesse adotar os protocolos da bandeira laranja.
O presidente da Amesne e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, informou que o comitê e protocolos da Serra Gaúcha, para Co-gestão do Modelo de Distanciamento Controlado, estão sendo criados. Para o momento, segue em vigor a classificação em bandeira laranja.
Mín. 17° Máx. 27°