Um caminhão com placas de Pinto Bandeira foi apreendido por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta segunda-feira, 17. Os policiais encontraram mais de 110 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. Além disso, o motorista do caminhão estava com um mandado de prisão expedido pela justiça.
De acordo com a PRF, a prisão ocorreu na BR 282, na cidade catarinense de Santo Amaro da Imperatriz. Durante fiscalização a um caminhão-baú Mercedes Benz, com placas de Pinto Bandeira, os agentes encontraram as caixas ao abrir o compartimento de carga. No total, foram encontrados 110,5 mil maços de cigarros no interior do veículo. O motorista, um argentino naturalizado brasileiro, de 55 anos, disse que pegou a mercadoria em Palhoça e a levaria até a cidade de Lages.
Em consulta ao sistema de segurança pública, os PRFs identificaram que havia um mandado de prisão contra o motorista pelo crime de tráfico de drogas, expedido pela justiça da Vara Criminal de Porto Alegre, em julho de 2019. Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o homem é um dos responsáveis pelo braço contrabandista de uma facção criminosa do estado.
O acusado foi conduzido à Polícia Federal em Florianópolis, onde vai responder por contrabando. A carga foi levada ao depósito da Receita Federal em São José, para posterior destruição. Segundo o órgão fiscal, a mercadoria está avaliada em cerca de R$ 552 mil, recursos financeiros que deixaram de cair nas mãos do crime organizado.
Mín. 17° Máx. 27°