15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Apneia do sono em crianças e distúrbios de aprendizagem

A apneia do sono em crianças pode causar impacto negativo no desempenho e no comportamento.

02/08/2020 às 22h32 Atualizada em 02/08/2020 às 22h43
Por: Marcelo Dargelio Fonte: nosp
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A apneia do sono na infância é um distúrbio respiratório relacionado ao sono que se caracteriza por uma obstrução intermitente parcial ou completa das vias aéreas superiores que interrompe o sono e seus padrões normais. A apneia do sono em crianças tem características muito diferentes da apneia do sono no adulto em termos de sua etiologia, sintomas e tratamento.

É uma patologia muito prevalente em crianças, pois estima-se que entre 2% e 4% das crianças entre 2 e 6 anos sofrem desta síndrome. O percentual de crianças que ronca é ainda maior, já que de 7 a 16,7% das crianças de 6 meses a 13 anos e de 5 a 14,8% dos adolescentes apresentam ronco.

Apneia do Sono em Crianças – Fatores de Risco

Na infância, os fatores de risco ou algumas das causas que podem favorecer o desenvolvimento da SAOS são os amígdalas grande (hipertrofia tonsilar) , têm adenoides nasais (adenoides) , as malformações craniofaciais , doenças neurológicas, neuromuscular, paralisia cerebral infantil, refluxo gastroesofágico e obesidade, um fator de risco que está em ascensão.

Apneia do Sono em Crianças e Transtornos de Aprendizagem

A atenção direta está alterada em 45,5% das crianças com apneia do sono. A hiperatividade está presente em 30,8% dos casos e o déficit de atenção em 53,8%, de acordo com o Documento de Consenso da síndrome da apneia e hipopneia durante o sono em crianças, publicadas no periódico Archivos de Bronconeumología, a revista científica da Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SEPAR).

De fato, a comorbidade dos distúrbios respiratórios relacionados ao sono e do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é estimada em 23%, de acordo com esse documento.

Estudos sobre Apneia do Sono em Crianças e Transtornos de Aprendizagem

Quase metade das crianças com apneia do sono apresentam problemas comportamentais. Uma metanálise de 61 estudos, citada no documento de consenso, mostrou que crianças com esse transtorno apresentam problemas no comportamento escolar, na regulação emocional, na atenção seletiva, na atenção sustentada e na manutenção do estado de alerta. Evidências também têm sido vistas de que o distúrbio respiratório afeta o humor, a expressão linguística, a percepção visual e a memória de trabalho.

Outra meta-análise de 55 estudos, também citada no documento de consenso, descobriu que a hipóxia, seja crônica ou intermitente, também tem um impacto negativo no comportamento e desempenho na aprendizagem. Na verdade, outro grande estudo realizado em 1.010 roncadores e não roncadores crianças, com idades entre 5 e 7 anos de escolas públicas pela Universidade de Chicago e da Universidade de Louisville e publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, analisou as repercussões da apneia obstrutiva de acordo com sua gravidade, de moderada a grave.

O estudo concluiu que esta síndrome pode causar deterioração cognitiva, observando que apenas o fato de roncar já afeta as funções neurocognitivas. Mas nos casos mais graves, o fato de as crianças não desenvolverem bem suas habilidades, uma conclusão que tem sido demonstrada por várias medidas cognitivas tomadas para crianças e que foram classificadas de acordo com a gravidade do seu distúrbio respiratório do sono, poderia ter um impacto adverso sobre a capacidade dessas crianças não apenas para alcançar seus objetivos acadêmicos, mas também adaptativas e pode dificultar sua capacidade de alcançar a independência.

Apneia do Sono em Crianças e as Consequências Negativas para o Organismo

A falta de sono, o sono não reparador e a hipóxia ou falta de oxigênio no cérebro devido à obstrução das vias aéreas em crianças com distúrbio respiratório do sono  apresentam consequências negativas para o organismo.

Foi totalmente demonstrado que o distúrbio pode causar problemas de aprendizagem, com diminuição do desempenho escolar. Por isso, é de extrema importância procurar o atendimento de um médico do sono ao observar episódios de ronco e/ou apneia do sono em seu filho.

Bruxismo Infantil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários