O grupo de atletas do Esportivo pode fazer história nesta quarta-feira, dia 29. O alviazul pode se tornar Campeão do Interior após 33 anos e pode garantir vaga na Copa do Brasil de 2021 e na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano. Além disso, a equipe pode conquistar a classificação à semifinal do segundo turno do Gauchão 2020. O time de Bento visita o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, a partir das 15h.
Confira o que o Esportivo precisa para alcançar o título e as vagas nas competições nacionais, além da classificação:
TÍTULO DO INTERIOR
O Esportivo não conquista o título do Interior desde a temporada de 1987. Depois de 33 anos, o alviazul tem a chance de fazer história e coroar a grande campanha no Gauchão com a conquista. A equipe bento-gonçalvense depende apenas de si para alcançar o heptacampeonato do Interior. Em caso de vitória sobre o Juventude, o título está garantido.
Além do Esportivo, que está à frente na disputa com 16 pontos conquistados, o Ypiranga, com 14, e o Aimoré, com 13, também estão no páreo. A equipe de Erechim vai enfrentar o Caxias, em Bento Gonçalves. Já o Aimoré visita o Internacional, em Alvorada. Em caso de empate ou derrota do Ypiranga e do Aimoré, o Esportivo fatura o título do Interior.
Esportivo garante o título se:
- vencer o Juventude;
- o Ypiranga empatar ou perder e o Aimoré empatar ou perder também.
SÉRIE D
Caso o Esportivo conquistar o título do Interior, a equipe também terá passaporte garantido à Copa do Brasil de 2021. Outra vaga que o time está de olho é na Série D do Campeonato Brasileiro. o que tornaria o próximo ano muito próspero para o clube e o torcedor. Além do Esportivo, o Aimoré também tem chances de alcançar a vaga. Porém, a situação do Índio Capilé não é nada fácil. A equipe de São Leopoldo teria que derrotar o Internacional e contar com uma derrota do Esportivo.
A copinha do segundo semestre não deverá acontecer. A vaga para a Série D, que seria definida através da competição do segundo semestre, pode migrar para o Gauchão. Ou seja, ambas as duas equipes podem estar garantidas na competição nacional.
No entanto, para não correr riscos, o Esportivo almeja já garantir a vaga restante destinada através do Gauchão, A primeira já está de posse do Caxias, que foi campeão do primeiro turno do Gauchão.
O Esportivo garante a vaga na Série D se:
- vencer o Juventude;
- o Aimoré empatar ou perder do Internacional;
- se a copinha do segundo semestre for cancelada;
CLASSIFICAÇÃO À SEMIFINAL
Com os empates diante do Ypiranga e do Internacional, o Esportivo continua vivo na disputa pela classificação à semifinal do segundo turno. Mas, para isso, terá que contar com resultados paralelos para garantir a vaga. O Esportivo ocupa a 3ª colocação do grupo B com 8 pontos, dois a menos que o rival Caxias, vice-líder da chave. Porém, todas as equipes do grupo ainda têm chances de classificação. Na pior das hipóteses, o Esportivo ainda pode terminar o segundo turno na lanterna.
O Esportivo avança para a semifinal se:
- vencer o Juventude e o Caxias perder do Ypiranga;
- o Caxias perder do Ypiranga*, o Aimoré empatar ou perder do Inter, o São José empatar ou perder do Pelotas e o Brasil de Pelotas empatar ou perder contra o São Luiz ou diante do Pelotas, no jogo que foi adiado.
*Nesta hipótese, caso o Esportivo perder do Juventude, a equipe avança de fase, mas perde o título do Interior.
Serviço de jogo:
Juventude x Esportivo – 6ª rodada – Taça Francisco Noveletto Neto
Data e horário: 29/07 – 15h
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul
Arbitragem: Árbitro – Daniel Bins; Assistentes – Rafael da Silva Alves e Maurício Coelho Silva Penna; 4º árbitro – Anderson da Silveira Farias
Transmissão: Globoesporte.com
6ª rodada – 2º turno (29/07 – 15h)
Novo Hamburgo x Grêmio
Internacional x Aimoré
Pelotas x São José
São Luiz x Brasil de Pelotas
Ypiranga x Caxias
Juventude x Esportivo
Mín. 17° Máx. 27°