A última rodada da fase classificatória da Taça Francisco Noveletto Neto (2º turno) ocorre nesta quarta-feira, dia 29, com todos os jogos realizados às 15h. Após conquistar dois empates nesta retomada do Gauchão 2020, o Esportivo encerra a fase diante do Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, de olho na classificação às semifinais e visando a conquista do título do Interior e as vagas às competições nacionais. Além disso, a equipe alviazul busca a sua primeira vitória longe de seus domínios na competição estadual.
Na rodada passada, o Esportivo freou o poderio ofensivo colorado e garantiu um ponto no empate em 1 a 1 com a forte equipe do Internacional, no Estádio Montanha dos Vinhedos. O resultado manteve o alviazul à frente na disputa pelo título de Campeão do Interior e pelas vagas nacionais - D do Brasileirão e Copa do Brasil. Além disso, o clube chega na última rodada com chances de classificação à semifinal do segundo turno, ocupando a 3ª colocação do grupo B com oito pontos, dois a menos que o rival Caxias.
O Juventude, que se reforçou durante a paralisação, devido à pandemia, voltou forte nesta retomada do Gauchão. Com o novo treinador, Pintado, o Juventude conquistou duas vitórias nos últimos dois jogos, diante do Caxias, no Clássico Ca-Ju, e sobre o Brasil de Pelotas. A equipe alviverde é 3º colocado do grupo A com 7 pontos, mesma pontuação que o Novo Hamburgo e a um ponto do líder Internacional.
Histórico do confronto
O Juventude foi o maior adversário da centenária história do Clube Esportivo. Ao todo, as equipes se enfrentaram 162 vezes, com 29 triunfos do time de Bento Gonçalves, 64 empates e 59 vitórias do alviverde. As informações foram colhidas do livro "Almanaque do Esportivo", do escritor e pesquisador Gustavo Côrtes.
O Esportivo não vence o Juventude pelo Campeonato Gaúcho desde 1995, ou seja, há 25 anos. Naquela ocasião, o alviazul, comandado pelo técnico Celso Freitas, venceu o alviverde por 1 a 0, com gol de Leco, encerrando um jejum de 11 anos sem vencer da equipe de Caxias. A última vitória do time bento-gonçalvense no Estádio Alfredo Jaconi é ainda mais distante. Foi em 1979, na vitória do alviazul, que contava com Valdir Espinoza no comando técnico, por 3 a 1, com gols anotados por Rubem, Raquele e João Carlos. Naquela temporada, o Esportivo sagrou-se vice-campeão gaúcho.
Somando todas as competições, o Esportivo tem uma vitória sobre a equipe alviverde em 2004, pela Copa FGF, na qual o alviazul foi campeão. Na ocasião, o clube venceu duas vezes a equipe caxiense, que entrou em campo com o time B em ambas as partidas. A última vez que Esportivo e Juventude se enfrentaram foi em 2014, quando o alviverde venceu pelo placar de 2 a 1.
Esportivo não terá Caprini no ataque
O técnico do Esportivo, Carlos Moraes, não poderá contar com o atacante Caprini para a partida, uma vez que ele está emprestado pelo Juventude ao alviazul. Por outro lado, o treinador terá o retorno do volante Galiardo, que cumpriu suspensão na partida diante do Inter. O Esportivo deverá entrar em campo com Renan, Cleiton, Luis Eduardo e Gullithi; Bovi, Galiardo, Bosel, João Pedro e Xaro (Rômulo); Emerson (Sapeka) e Marcão.
O Juventude estará desfalcado. O lateral Wellington Silva e o centroavante Rafael Silva foram vetados pelo Departamento Médico. A equipe alviverde deverá relacionar o meia Carlos Eduardo, ex-Grêmio, para fazer sua estreia com a camisa do Ju. A provável escalação tem Marcelo Carné, Igor (Samuel Santos), Genilson, Reynaldo (Augusto) e Eltinho; João Paulo, Bruno Camilo, Bochecha e Renato Cajá; Breno e Bruno Nunes.
Serviço de jogo:
Juventude x Esportivo – 6ª rodada – Taça Francisco Noveletto Neto
Data e horário: 29/07 – 15h
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul
Arbitragem: Árbitro – Daniel Bins; Assistentes – Rafael da Silva Alves e Maurício Coelho Silva Penna; 4º árbitro – Anderson da Silveira Farias
Transmissão: Globoesporte.com
6ª rodada – 2º turno (29/07 – 15h)
Novo Hamburgo x Grêmio
Internacional x Aimoré
Pelotas x São José
São Luiz x Brasil de Pelotas
Ypiranga x Caxias
Juventude x Esportivo
Mín. 17° Máx. 27°