Os novos veículos da Chevrolet Onix e Tracker, estão dando dores de cabeça para alguns proprietários. Donos dos veículos recém-lançados criaram um grupo de WhatsApp para se ajudarem na solução de um problema que aflige a todos. Eles reclamam de barulhos no novo motor Ecotec de três cilindros, quando o pedal de freio é acionado. As informações são da Revista Quatro Rodas.
A reclamação dos proprietários dos veículos é de que, mesmo levando nas concessionárias, o problema não foi resolvido. “Somos mais de 20 pessoas”, diz um dos integrantes do grupo, o representante comercial Alex Sandro Lima, de Vila Velha (ES), dono de um Onix LT 2020. “Só consegui utilizar meu carro três meses depois de comprado", revelou Lima.
Ele revelou que passou por duas concessionárias e não conseguiu resolver o problema. "Nas duas concessionárias que levei, ele ficou parado por mais de 60 dias para tentarem consertar o problema. Trocaram o tensor da correia, óleo do motor, checaram a pressão do lubrificante, mas nada resolveu o defeito. Preciso do veículo para trabalhar, mas tenho receio de utilizá-lo por envolver o sistema de freio", destacou Lima.
Já se inscreveu no canal do NB no Youtube? Clique aqui e inscreva-se. Leva só 10 segundos
A falha ocorre nas versões aspirada e turbo do motor. Esta última é a que equipa o Onix LTZ 2019 da instrutora de trânsito Márcia Hesel de Oliveira, de Porto Alegre (RS). “O barulho no motor inicia no momento em que o pedal de freio é liberado”, relata Márcia. “Na concessionária disseram ser característica dos veículos de três cilindros”, lembra a instrutora.
Já se inscreveu no canal do NB no Youtube? Clique aqui e inscreva-se. Leva só 10 segundos
E nem mesmo os proprietários do SUV Tracker, que traz o motor 1.2 turbo, ficam de fora, como explica o piloto de avião Rafael Veiga Ferreira, de Curitiba (PR). “Esse barulho ocorre desde os 400 quilômetros rodados. Agora o carro bloqueado está na concessionária aguardando a troca do tensor da correia dentada”, revela Rafael.
Nas concessionárias que contatadas pela Revista Quatro Rodas, os atendentes informaram que estão orientados a encaminhar as reclamações desse tipo de falha para a fábrica, embora exista um documento de serviço IT – 055/201 19, Ruído de motor – Auxílio ao diagnóstico, de 7 de novembro de 2019. A Quatro Rodas reuniu queixas de 11 motoristas insatisfeitos com seus carros e enviou para a fábrica. A GM analisou os casos e respondeu que, desses 11 casos, seis carros foram examinados, mas não apresentaram nenhuma anomalia. Três ainda estavam sendo analisados (e em pelo menos um deles, o problema não havia se manifestado até aquele momento). E, no que diz respeito aos dois restantes, um deles aguardava o cliente em distanciamento social levar o carro à oficina; em outro, o proprietário do veículo está acionando juridicamente a fábrica, que diz não comentar casos que estão sub judice.
Mín. 14° Máx. 25°