Com certeza você já deve ter visto um galinho do tempo. É um galinho de plástico, coberto por uma camada de um material aveludado, que muda de cor dependendo da umidade. Se está seco, ele fica azulado e se esta úmido, ele fica avermelhado. E dias chuvosos são dias bem úmidos, portanto a “escala” presente na base desse bibelô normalmente indica:
Vermelho: Tempo chuvoso, úmido
Azul: Tempo bom, seco.
O galinho do tempo não faz a previsão do tempo, como muita gente pensa equivocadamente. Ele apenas indica as condições do tempo presente, ou seja, as condições meteorológicas daquele instante. E como ele faz isso?
Essa camada aveludada que recobre o plástico possui uma solução aquosa de Cloreto de Cobalto II em sua superfície. Essa substância tem uma característica interessante: ela muda de cor quando entra em contato com a água. Em um ambiente completamente seco, essa substância fica com coloração azul. No entanto, quando essa substância entra em contato com a água, fica vermelho-rosada. Essa mudança de cor não é irreversível: se uma porção de Cloreto de Cobalto II estiver úmida e depois for seca (natural ou artificialmente), ela deixa de ficar avermelhada e passa a ficar azul. Essa substância é ideal para indicar a presença de umidade.
Clique aqui e inscreva-se. Leva só 10 segundos NB no Youtube!
A criação do galinho do tempo foi em 1960. Mas o “boom” de vendas aconteceu na década de 1970 quando a empresa vendia cerca de 60 mil galos por mês, a maior parte para o Brasil.
Comenta ai se você já viu ou teve o galinho do tempo ?
Mín. 14° Máx. 25°