O índice de criminalidade diminuiu sensivelmente em Bento Gonçalves no primeiro semestre deste ano. A combinação entre a pandemia do novo coronavírus e o reforço no policiamento ostensivo fizeram com que os crimes na Capital do Vinho caíssem mais de 50%. Os números foram divulgados pelo 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT).
Segundo os dados da Brigada Militar, durante o primeiro semestre deste ano, foram realizadas diversas operações no município, através de um planejamento técnico, baseando-se em ferramentas de inteligência. Nas diversas ações policiais que são empregados diariamente policiais militares do POCOM – Policiamento Comunitário, ROCAM - Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, Força Tática – FT e Patrulha Comunitária do Interior, todos com o principal objetivo de diminuir os índices de criminalidade e garantir a segurança da população do município. Os índices criminais no município vêm sofrendo redução comparado ao mesmo período do ano anterior, conforme ilustra as imagens divulgadas.
Entre os números apresentados, o que mais teve redução foram os casos de furtos/arrombamentos. Em 2019, foram 96 ocorrências registradas, enquanto no primeiro semestre deste ano foram 41 registros, uma redução de 57,2%. Também houve redução de 50% nas ocorrências de roubos a estabelecimentos comerciais. Nos primeiros seis meses de 2020 foram apenas 13 casos registrados, diante de 26 registros feitos no primeiro semestre de 2019.
Ao longo dos primeiros seis meses do ano, foram realizadas 7.297 abordagens nas ruas de Bento Gonçalves. Deste total, 143 resultaram em prisões em flagrante e também no recolhimento ao presídio de 49 foragidos da justiça.
Dentre as diversas operações rotineiras realizadas no 1º semestre pela Brigada Militar, destaca-se as ações de apoio aos Bombeiros e a Defesa Civil, devido às grandes enchentes que atingiram diversos municípios do Estado. Policiais Militares do 3º BPAT prestaram apoio com a organização, recolhimento, transporte e entrega de doações para as famílias mais atingidas nas cidades de Santa Tereza e Muçum. A Brigada Militar trabalha incansavelmente para garantir a segurança da população e procura realizar o trabalho comunitário em diversos campos de atuação.
Mín. 17° Máx. 27°