O retorno do Gauchão 2020 começou bem para o Esportivo. Após o golaço salvador de Xaro no empate em 2 a 2 com o Ypiranga, a rodada terminou com o Alviazul de Bento Gonçalves em segundo lugar no Grupo B. Além disso, o time do técnico Carlos Moraes ainda briga pelo título de Campeão do Interior e por vagas em competições nacionais.
O Esportivo começou a quinta-feira, 23, tendo que secar o Caxias, São José e Aimoré para garantir o segundo lugar de seu grupo. No jogo das 11h, o Juventude venceu o Caxias por 2 a 0. À tarde, o Aimoré empatou em 1 a 1 com o Novo Hamburgo e o São Luiz fez 1 a 0 no São José. Com todos os resultados combinados, o Alviazul ficou em segundo lugar com 7 pontos, mesma pontuação do Caxias, mas com melhor saldo de gols.
Faltando duas rodadas para terminar o segundo turno, o Esportivo segue com chances de chegar às semifinais do Gauchão. Além disso, o Alviazul permanece no páreo pelo título de Campeão do Interior. Na classificação geral, o Esportivo tem 15 pontos. A disputa pelo título também conta com o Ypiranga, com 13, o Aimoré, com 12, e o São José, com 11.
O problema são os dois confrontos dificílimos que o Alviazul tem pela frente. Neste sábado, 25, o Tivo recebe o Inter, no Montanha dos Vinhedos, e na quarta, 29, enfrenta o Juventude fora de casa. Para ser Campeão do Interior e garantir a vaga para a Copa do Brasil de 2021, o Esportivo necessita, ao menos, vencer um jogo e empatar o outro para não depender de resultados paralelos.
O que o Esportivo precisa para chegar às semifinais
Fazer o mesmo número de pontos do Caxias nos dois jogos que restam;
Vencer seus dois jogos e o Caxias empatar pelo menos um de seus confrontos;
Vencer um jogo, empatar o outro e o Caxias perder um dos jogos.
Adversários dos concorrentes ao título do Interior:
Esportivo (15 pontos) - Internacional e Juventude;
Ypiranga (13) - Grêmio e Caxias;
Aimoré (12) - São Luiz e Internacional;
São José (11) - Novo Hamburgo e Pelotas.
O que o Esportivo precisa para conquistar a vaga à Série D de 2021
Mín. 17° Máx. 27°