17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

MÁSCARA ROXA: Lançada oficialmente na Serra campanha contra agressão às mulheres

Movimento permite que mulheres agredidas possam fazer denúncias contra seus companheiros em farmácias da cidade. Saiba onde denunciar.

23/07/2020 às 13h01 Atualizada em 29/07/2020 às 13h28
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Leandro Ávila/Divulgação
Leandro Ávila/Divulgação

As 34 cidades da Serra Gaúcha de abrangência da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), no Rio Grande do Sul, recebem nesta quinta-feira, 23, o lançamento da Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias. A agenda é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres.

O lançamento foi virtual, em uma plataforma de videochamada para reuniões. Participam representantes de órgãos de segurança, governo do Estado, Poder Judiciário, Legislativo e movimentos de mulheres que ajudaram a construir a campanha. Ainda foram convidados proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade. 

Lançada no dia 10 de junho no RS, a Campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Ela começou com 600 farmácias, e já são mais de 1.300 unidades de cinco redes envolvidas. De abrangência da Amesne, 16 dos 34 municípios possuem estabelecimentos participantes.

Até o momento, por meio da Campanha, 14 denúncias foram recebidas em farmácias de 12 municípios gaúchos: Porto Alegre, Canoas, Venâncio Aires, Capão da Canoa, Casca, Bento Gonçalves, Pinhal, Rio Grande, Taquari, Carazinho, Santo Antônio da Patrulha e Capão do Leão.

Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias. 

Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 | [email protected]

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.

Saiba onde denunciar agressões na Serra Gaúcha:

- Antônio Prado: Farmácias Associadas

- Bento Gonçalves: Farmácias Associadas

- Carlos Barbosa: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Farmácia Essência / Tchê Farmácias

- Caxias do Sul: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Farmácia do IPAM / Agafarma / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias

- Farroupilha: Farmácias Associadas / Preço Mais Popular

- Flores da Cunha: Farmácia do Trabalhador

- Garibaldi: Farmácias Associadas / Farmácia Essência / Preço Mais Popular

- Guaporé: Farmácias Associadas / Agafarma

- Nova Araçá: Farmácias Associadas / Agafarma

- Nova Bassano: Vida Farmácias / Agafarma

- Nova Prata: Agafarma

- Paraí: Farmácias Associadas

- São Marcos: Farmácias Associadas

- Serafina Corrêa: Farmácias Associadas / Agafarma

- Veranópolis: Agafarma

- Vila Flores: Agafarma


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários