17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

GAUCHÃO 2020: Esportivo enfrenta o Ypiranga em confronto decisivo no reinício do estadual

Além de marcar a retomada do Campeonato Gaúcho, partida será decisiva para ambas as equipes, uma vez que estão à frente no páreo pelo título do Interior. Partida ocorre em Lajeado.

21/07/2020 às 23h53 Atualizada em 29/07/2020 às 13h28
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Kévin Sganzerla
Kévin Sganzerla

Depois de mais de 120 dias de paralisação, o futebol no Rio Grande do Sul será retomado. O Esportivo e o Ypiranga estarão encarregados em reiniciar o Campeonato Gaúcho de 2020 nesta quarta-feira, dia 22, às 15h, na Arena Alviazul, em Lajeado, com portões fechados. Além de marcar o recomeço da competição, o confronto será decisivo, uma vez que coloca em campo duas equipes que estão à frente no páreo pelo título do Interior do Estado. O jogo será transmitido pelo site GloboEsporte.com. 

Os jogos do Gauchão 2020 estavam suspensos desde o mês de março. Neste período de pandemia, o Esportivo retornou aos treinamentos em dois momentos: em abril, sendo o primeiro clube do Brasil a voltar aos gramados, e em julho, agora em definitivo para a retomada do campeonato. Para diminuir o impacto das consequências da pandemia, o clube colocou os atletas na Medida Provisória do Governo Federal e definiu uma redução de 70% na folha salarial. 

Neste período, o clube conseguiu manter praticamente todo o elenco para disputar a reta final do Gauchão. As únicas baixas do clube foram as dos volantes Washington e Lucas Hulk, que figuravam entre os titulares da equipe comandada por Carlos Moraes. Apesar do longo período de paralisação, o meia Juninho Tardelli e o volante Fabrício Lusa, que se machucaram durante o Gauchão, ainda seguem em recuperação. O lateral-esquerdo Rômulo, por sua vez, será desfalque apenas nessa partida por ter que cumprir suspensão. Xaro deverá ocupar a vaga no time titular. 

O Esportivo retornou aos treinamentos no dia 2 de julho. A “intertemporada” do clube contou com cerca de 20 dias, sendo apenas 10 com treinamentos coletivos liberados pelo Governo Estadual. Nos últimos dias, a equipe intensificou os trabalhos coletivos, com ênfase à parte técnica e tática, visando arrancar com vitória nesta retomada visando permanecer com a vantagem na tabela em busca do título do Interior e das vagas às competições nacionais - Série D e Copa do Brasil de 2021.


O Ypiranga, do técnico Paulo Henrique Marques, contou com cerca de cinco semanas de treinamentos para se preparar para o reinício da competição estadual. Assim como o Esportivo, o time de Erechim também manteve praticamente todo o plantel, contando com apenas uma perda. O Canarinho, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, promoveu uma redução na folha salarial de 30%, e foi impactado pelo decréscimo de sócios e patrocínios durante a pandemia. 

O “antes” da pandemia:

O Esportivo é detentor da quarta melhor campanha do Gauchão 2020 com 14 pontos conquistados. O Ypiranga vem logo atrás com 12 pontos somados. Na Taça Francisco Noveletto Neto (2º turno), a equipe alviazul ocupa a 3ª colocação do Grupo B com seis pontos, um a menos que o Caxias, que se encontra na zona de classificação. O Ypiranga, por sua vez, somou apenas um ponto, e está na penúltima posição do grupo A. 

Na rodada passada, a última antes da suspensão dos jogos, o Esportivo derrotou o Pelotas pelo placar de 2 a 1, no Estádio Montanha dos Vinhedos. Já a equipe de Erechim ficou no empate em 2 a 2 com Brasil de Pelotas, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Pelo segundo turno, o alviazul também venceu o São Luiz, mas tropeçou contra o Novo Hamburgo. O Canarinho iniciou a Taça Francisco Noveletto Neto com duas derrotas, diante do São José e do Aimoré. Contra a equipe de São Leopoldo, o time de Erechim foi surpreendido em casa, sofrendo uma goleada pelo placar de 5 a 1. 


Durante a pré-temporada, Esportivo e Ypiranga se enfrentaram em janeiro. Na ocasião, em amistoso realizado em Bento Gonçalves, a equipe de Erechim levou a melhor, vencendo pelo placar de 2 a 1. O confronto desta quarta-feira será a reedição da final da Divisão de Acesso de 2019, quando ambos conquistaram a ascensão à elite do futebol gaúcho. Na decisão, o time Canarinho venceu os dois jogos e ficou com o título. 

Os testes para Covid-19 foram aplicados à delegação do Clube Esportivo na tarde desta terça-feira, dia 21. O resultado deverá sair na manhã desta quarta. O Ypiranga já realizou os testes e todos deram negativos. Para o retorno, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) elaborou um criterioso protocolo que restringe o número de profissionais envolvidos nas partidas e impõe o cumprimento de determinações para garantir a segurança sanitária das equipes, além de exigir testes para o coronavírus.

Além do Ypiranga, o Esportivo vai receber o Internacional, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em jogo válido pela penúltima rodada – no sábado, dia 25, às 19h. Depois, a equipe alviazul encerra a fase classificatória do segundo turno diante do Juventude, na quarta-feira, dia 29, às 21h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Veja detalhes do que está em jogo para o Esportivo nesta reta final de Gauchão

Serviço de jogo:

YPIRANGA X ESPORTIVO

Data e horário: 22/07 – 15h

Local: Arena Alviazul, Lajeado

Arbitragem: Árbitro – Jean Pierre Lima; Auxiliares - Fabrício Baseggio e Conrado Berger; 4º árbitro – Bruno Leites

Transmissão: Globoesporte.com

Portões fechados

4ª rodada da Taça Francisco Noveletto Neto:

22/07 - Ypiranga x Esportivo – 15h – Arena Alviazul, Lajeado

22/07 – Internacional x Grêmio – 21h30 – Centenário, Caxias do Sul

23/07 – Juventude x Caxias – 11h – Alfredo Jaconi, Caxias do Sul

23/07 – Novo Hamburgo x Aimoré – 15h – Arena Alviazul, Lajeado

23/07 – São Luiz x São José – 19h – Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves

Adiado - Pelotas x Brasil de Pelotas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários