As incertezas pairam sobre a retomada do Campeonato Gaúcho de 2020. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) corre contra o tempo para resolver o impasse sobre as sedes da competição, uma vez que algumas prefeituras, a exemplo de Novo Hamburgo e Pelotas, vetaram a realização de confrontos do campeonato em seus municípios, devido à situação da pandemia do novo coronavírus.
O Gauchão está previsto para ser reiniciado nesta quarta-feira, dia 22. O confronto entre Esportivo e Ypiranga vai abrir a 4ª rodada da fase classificatória do segundo turno, a partir das 17h, em disputa direta na briga pelo título do Interior. Antes marcado para Bento Gonçalves, o jogo agora está programado para ocorrer no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, porém poderá sofrer nova alteração nesta segunda-feira, dia 20.
A possível modificação se deve pelo fato de que o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, vetou a realização de jogos na cidade, com exceção aos confrontos com mando de campo do Aimoré. Porém, não foi apenas o município de São Leopoldo que optou pela posição de não liberar as partidas da competição estadual.
A prefeitura de Novo Hamburgo vetou a realização de quaisquer confrontos do Gauchão no Estádio do Vale. O município de Pelotas determinou o adiamento do clássico entre Brasil de Pelotas e Pelotas – Bra-Pel, que estava marcado para a quarta-feira, dia 22, às 19h. Na última semana, quatro atletas da equipe Áureo-Cerúleo foram diagnosticados com coronavírus, enquanto que um jogador do Brasil também testou positivo. A FGF acatou à decisão e suspendeu a partida.
Na sexta-feira, a prefeitura de Porto Alegre já havia anunciado que o Gre-Nal não poderia ocorrer na capital do Estado. A Federação transferiu o clássico, que está previsto para ocorrer na quarta-feira, dia 22, às 21h30, para o Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Restando menos de três dias para a reabertura do Campeonato Gaúcho, a FGF segue em tratativas com as prefeituras para redefinir a tabela de jogos da competição. O clássico Bra-Pel e o duelo entre Novo Hamburgo e Aimoré, conhecido como clássico dos Sinos, são alguns dos confrontos que ainda não têm local definido.
Bento Gonçalves deverá receber quatro jogos do Gauchão
O município de Bento Gonçalves, até o momento, segue confirmado como uma das sedes para a reta final do Campeonato Gaúcho. De acordo com a tabela divulgada pela FGF em seu site oficial, a cidade deverá receber quatro confrontos: São Luiz x São José; Esportivo x Internacional; São José x Novo Hamburgo; e Ypiranga x Caxias.
Na tabela de jogos do Clube Esportivo houve apenas a modificação do local da partida contra o Ypiranga. No entanto, novas alterações poderão ocorrer nos próximos dias. Além da equipe de Erechim, o alviazul vai enfrentar o Internacional, no Estádio Montanha dos Vinhedos, e o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Tabela* de jogos do Clube Esportivo:
22/07 - 17h - Ypiranga x Esportivo – Cristo Rei, São Leopoldo;
25/07 - 19h - Esportivo x Internacional - Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves;
29/07 - 21h30 - Juventude x Esportivo - Alfredo Jaconi, Caxias do Sul.
*Datas, horários e locais sujeitos a alterações
O Esportivo ocupa a 3ª colocação do grupo B com seis pontos somados. Na classificação geral, a equipe alviazul é detentora da quarta melhor campanha da competição e, até então, está faturando o título do interior, além das vagas à Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 e da Copa do Brasil do próximo ano.
Mín. 17° Máx. 27°