A Prefeitura de Porto Alegre não autorizou a realização do clássico Grenal 425 no Estádio Beira-Rio, que está marcado para a próxima quarta-feira, 22 de julho, às 21h30. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, dia 17. Por conta da impossibilidade de o confronto ocorrer na capital, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, confirmou a realocação do clássico, que vai reiniciar o Gauchão 2020, para o Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Em nota, a prefeitura afirma que o veto se deve ao aumento da taxa de contaminação por coronavírus e o aumento da taxa de ocupação nos leitos de UTI da capital. Porto Alegre foi a única cidade dentre as sedes da reta final do Gauchão a sinalizar negativamente para a realização de jogos da competição estadual.
Em Bento Gonçalves, o poder público municipal já autorizou a realização de confrontos do Campeonato Gaúcho de 2020 na cidade. O município vai receber quatro confrontos das últimas três rodadas da fase classificatória do segundo turno. Além das partidas do Esportivo em casa, contra o Ypiranga, na quarta-feira, dia 22, às 17h, e o Internacional, no sábado, dia 25, às 19h, o Estádio Montanha dos Vinhedos também será palco de São José e Novo Hamburgo, no dia 26, às 19h, e Ypiranga e Caxias, no dia 29, às 21h30.
Tabela de jogos do Esportivo:
22/07 - 21h30 - Ypiranga x Esportivo - Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves;
25/07 - 19h - Esportivo x Internacional - Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves;
29/07 - 21h30 - Juventude x Esportivo - Alfredo Jaconi, Caxias do Sul.
Confira a íntegra da nota da Prefeitura de Porto Alegre
"Diante do quadro de aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI da Capital, a Prefeitura de Porto Alegre, anunciou nesta sexta-feira, 17, que a realização de jogos de futebol segue restrita temporariamente. A medida leva em conta o aumento da taxa de contaminação por Coronavirus e seguirá tendo acompanhamento das equipes técnicas da Secretaria de Saúde. Apesar do acompanhamento técnico e de protocolos criados pela Federação Gaúcha de Futebol, o momento da pandemia na cidade não permite a realização de eventos desse porte.
A Prefeitura informa que seguirá avaliando a situação e manterá contato direto com a Federação Gaúcha de Futebol e os clubes com sede na capital para que todas as medidas a serem adotas sejam pensadas com base na segurança de toda a população de Porto Alegre".
Matéria atualizada às 18h54 do dia 17/07
Mín. 17° Máx. 27°