Se antes da pandemia o principal objetivo do Esportivo era se manter na elite do futebol gaúcho, agora a meta para a retomada da competição estadual se tornou mais ambiciosa. A campanha protagonizada pelo alviazul até então proporcionou a equipe a entrar na reta final como um dos postulantes ao título do interior e das vagas à Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 e Copa do Brasil do próximo ano. Porém, para isso, o grupo comandado pelo técnico Carlos Moraes terá três grandes desafios pela frente, visando escrever páginas importantes na história do clube.
O Gauchão está previsto para reiniciar no dia 23 de julho. Restam três rodadas para o final da fase classificatória do segundo turno, além da semifinal e final, que definirá o segundo finalista da competição. O campeão da Taça Francisco Noveletto Neto vai enfrentar o Caxias, que foi campeão da Taça Ewaldo Poeta (1º turno) valendo o título do Gauchão 2020. Se o Caxias conquistar também o segundo turno, a equipe Grená será automaticamente campeã.
O Esportivo ocupa a 3ª colocação do grupo B com seis pontos somados, os quais foram conquistados nas vitórias sobre o São Luiz e o Pelotas. A equipe alviazul está logo atrás do Caxias, que está na zona de classificação com um ponto a mais que o time de Bento Gonçalves. Até o momento, o Esportivo está com 100% de aproveitamento em casa, enquanto que longe de seus domínios a equipe ainda não triunfou.
Na classificação geral, o Esportivo é detentor da quarta melhor campanha do Gauchão, com 14 pontos somados – posição que, no momento, lhe garante o título do interior e as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 e para a Copa do Brasil do próximo ano. No entanto, a briga segue bastante acirrada, tanto pela conquista do título quanto pelas vagas às competições nacionais.
Confronto direto e adversários de peso
A reta final do Gauchão será desafiadora para o Esportivo, que enfrentará clubes das três principais divisões nacionais. No retorno da competição, a equipe comandada por Carlos Moraes vai enfrentar o Ypiranga, de Erechim, em confronto direto na briga pelo título do interior, uma vez que o Canarinho está logo atrás do time de Bento na classificação geral. De acordo com o protocolo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Esportivo e Ypiranga vão se enfrentar no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, devido à medida da entidade em reduzir o número de sedes para a retomada do campeonato.
No penúltimo confronto, o Esportivo tentará defender o 100% de aproveitamento em casa diante do Internacional, no Estádio Montanha dos Vinhedos. Na rodada derradeira, a equipe alviazul visita o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. As datas ainda não estão confirmadas pela FGF.
Título do interior e vagas para as competições nacionais
Restando nove pontos a serem disputados, a briga pelo título do interior ainda está em aberto. Esportivo, Ypiranga e Aimoré estão na disputa pela conquista. A última vez que a equipe bento-gonçalvense se sagrou campeã do Interior foi há 33 anos, em 1987, quando faturou pela sexta vez o título.
Na disputa pelas vagas às competições nacionais, Esportivo e Aimoré seguem na corrida. A equipe alviazul leva a vantagem, uma vez que está com quatro pontos à frente em relação ao time de São Leopoldo. O Índio Capilé retornou aos treinamentos faltando apenas 10 dias para o retorno da competição, enquanto que o Esportivo vai contar com um total de 17 dias de preparação até o reinício do Gauchão.
Esportivo derrotou o Aimoré, no primeiro turno, pelo placar de 4 a 3. Foto: Kévin Sganzerla
Serão apenas três confrontos que poderão significar um momento histórico para o Esportivo. O título do interior e, sobretudo, o seu retorno às competições de nível nacional após 13 anos tornariam o ano de 2021 muito próspero para a equipe alviazul e para o seu torcedor.
Os adversários de Esportivo, Ypiranga e Aimoré na reta final do Gauchão:
Esportivo: Ypiranga (F), Internacional (C) e Juventude (F);
Ypiranga*: Esportivo (C), Grêmio (F) e Caxias** (C);
Aimoré: Novo Hamburgo (F), São Luiz (C) e Internacional (F).
*Ypiranga não jogará no Colosso da Lagoa, em Erechim, devido à redução das sedes para a realização do restante dos jogos da competição.
**Ypiranga x Caxias ocorrerá no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
JOGOS DO ESPORTIVO:
Ypiranga x Esportivo – Centenário, Caxias do Sul;
Esportivo x Internacional – Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves;
Juventude x Esportivo – Alfredo Jaconi, Caxias do Sul.
CLASSIFICAÇÃO - TAÇA FRANCISCO NOVELETTO NETO (2ª turno)
Mín. 17° Máx. 27°