13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento Gonçalves vai usar hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Coronavírus

Município assinou Termo de Ajustamento de Conduta para uso desse e outros medicamentos no combate a doença.

11/07/2020 às 12h27 Atualizada em 24/07/2020 às 13h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O município de Bento Gonçalves vai começar o tratamento precoce de pacientes com coronavírus usando hidroxicloroquina e outros medicamentos. Nesta sexta-feira, 10, os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) estiveram reunidos para tratar sobre o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para adoção de tratamento precoce da Covid-19 aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião online foi realizada com representantes do Ministério Público Federal de Bento Gonçalves. 

A medida permitirá uso ambulatorial de medicamentos, como hidroxicloroquina e azitromicina, inverctina em pacientes que apresentarem sintomas iniciais da doença. O protocolo de tratamento precoce será definido pelos municípios signatários, em conformidade com as diretrizes expostas pelo Ministério da Saúde. 

A submissão ao protocolo de tratamento precoce da COVID-19 não será obrigatória aos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde, constituindo mero direito subjetivo, de cunho facultativo, e dependerá de prévia e indispensável avaliação médica, segundo a Lei do Ato Médico.

O profissional médico detém plena autonomia para avaliar a situação clínica do paciente usuário do sistema único de saúde, cabendo-lhe, na anamnese, definir a espécie de tratamento a ser prescrito, bem assim os medicamentos, fármacos e demais adjuvantes que entender adequados para o tratamento.

O prefeito Guilherme Pasin destaca que o protocolo oportuniza o direito de escolha do paciente e do profissional médico para tratamento da doença. "Queremos garantir ao profissional médico, com concordância do paciente, o direito da escolha do melhor tratamento a ser feito. Estamos trabalhando neste protocolo, ouvimos muitos profissionais para que possamos ter a segurança de implantação, com exames específicos para cada situação. E novamente, deixando claro o direito de escolha do médico e paciente", disse.

Bento Gonçalves já assinou o termo. O município, também,  já iniciou a compra dos medicamentos em maiores quantidades, e com a conclusão do protocolo inicia a administração das medicações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários