17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Serra Gaúcha segue no vaivém das bandeiras do Governo do Estado

Região entrou novamente na bandeira vermelha nesta sexta-feira, 10. População acredita que governador perdeu o respeito com sistema de bandeiras.

11/07/2020 às 00h51 Atualizada em 24/07/2020 às 13h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Um morador de Bento Gonçalves disse a seguinte frase na rua nesta sexta-feira, 10: "O governador do Estado perdeu o respeito com essas bandeiras". Este é o resumo da sensação da população da Serra Gaúcha, que acaba, pela terceira semana consecutiva, sendo enquadrada na bandeira vermelha. Agora, os prefeitos da região irão recorrer até domingo, 12, para que a bandeira laranja retorne, como ocorreu nas últimas duas vezes.

 O mapa preliminar da décima rodada foi divulgado pelo governo no fim da tarde desta sexta-feira, 10 e está disponível em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br. No prazo de 36 horas após a publicação do mapa preliminar, que se encerra às 6h de domingo, 12, os municípios que quiserem podem apresentar recursos. Na segunda-feira, 13, o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente e, à tarde, divulgará as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 14 a 20 de julho.

A região de Caxias do Sul obtém novamente a mensuração de bandeira vermelha. Na última rodada do Distanciamento Controlado, a região obteve a redução de bandeira para laranja após as análises de recursos pelo Gabinete de Crise.

A região segue agravada pelos dois indicadores de Incidência de Novos Casos sobre a População, pela Capacidade de Atendimento da macrorregião e, assim como as demais regiões Covid-19, pelo impacto da bandeira preta no indicador de Capacidade de Atendimento e de bandeira vermelha no indicador de Mudança da Capacidade de Atendimento mensurada pelo Estado como um todo.

O indicador de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias permaneceu praticamente estável, passando de 83 na semana anterior para 82 na atual. Porém, mesmo que o avanço da doença tenha reduzido na velocidade, os valores permanecem crescentes, com o número de internados por SRAG em UTI (de 78 para 90), o número de internados em leitos clínicos Covid-19 (de 59 para 67) e de internados em leitos de UTI Covid-19 (de 59 para 69) crescendo.

Indicadores de incidência de novos casos sobre a população – Hospitalizações confirmadas para Covid-19 em relação à população e Projeção de óbitos em relação à população – mantiveram situação de maior risco: bandeira preta em ambos, mesmo com a pequena redução nos valores do indicador.

Por fim, o indicador de leitos de UTI livres dividido pelo de leitos de UTI ocupados por pacientes Covid-19, mensurado para a macrorregião, atingiu situação de bandeira preta (com 1,23 leito de UTI adulto livre para cada leito de UTI adulto ocupado por Covid-19 na região). Esse indicador sinaliza para um aumento na ocupação de leitos de UTI por pacientes Covid-19, já que a região manteve o número de leitos de UTI livres no último dia praticamente estável entre as duas semanas (de 84 para 85).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários