Os moradores do município de Santa Tereza, a cerca de 30 quilômetros de Bento Gonçalves, começaram nesta quinta-feira, 9, a limpeza para a recuperação de ruas e casas. A cidade foi atingida pela maior enchente das últimas duas décadas, que deixou 210 pessoas desalojadas. Integrantes do Corpo de Bombeiros e militares do Exército auxiliam na limpeza.
Depois da trágica passagem das chuvas que fizeram a localidade ficar alagada, o trabalho foi de retirada de entulhos e de toda a lama que invadiu casas e empresas da cidade. A equipe de Bombeiros trabalhou auxiliando moradores a limpar casas, comércios e ruas que foram tomados pelo barro. Utilizando as mangueiras de alta pressão, a retirada da lama era feita de forma mais rápida e ágil. Ainda não há previsão de quando este trabalho irá terminar. As equipes retornaram ao município na manhã desta sexta-feira, 10.
E mesmo com tudo que a água tocou tendo sido destruído, o trabalho de limpeza que se iniciou hoje busca também tentar achar um mínimo detalhe de cada moradia que possa ser recuperado, não são somente objetos que se desfizeram com aquela água toda, mas histórias de uma vida inteira que estavam em cada móvel, retrato, documento, lembranças. A guarnição dos bombeiros deve continuar no local por mais alguns dias, auxiliando os moradores na recuperação de sua história de vida.
Mobilização em prol das famílias
Muitas famílias perderam tudo o que tinham e precisam de ajuda. Em Bento Gonçalves, várias empresas e voluntários iniciaram uma campanha para arrecadação de roupas, alimentos, móveis e eletro domésticos. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com a Secretaria MUnicipal de Assistência Social de Santa Tereza, nos números (54) 3456-1034 ou 3456-1306.
Mín. 17° Máx. 27°