Em reunião entre o Governador do Estado, Eduardo Leite, e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, que ocorreu nesta quinta-feira, dia 9, ficou definido que o Campeonato Gaúcho de 2020 poderá ser retomado no dia 23 de julho. Os treinos coletivos serão liberados a partir da próxima segunda-feira, dia 13, para a preparação para o retorno da competição estadual, que será finalizado com jogos com portões fechados.
Na semana passada, a FGF estipulou a data do dia 26 de julho como “limite” para a realização da competição estadual, uma vez que no dia 9 de agosto está previsto o início do Campeonato Brasileiro, séries A, B e C. Com a retomada do Gauchão no dia 23, apenas as fases finais deverão ocorrer em paralelo às competições nacionais.
O protocolo da FGF foi aprovado pelo Governo do Estado. Nele consta que a reta final do campeonato será realizada em sedes reduzidas (Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves), com redução de delegações e um rigoroso controle sanitário, além de outras diversas restrições que atendem à segurança dos envolvidos.
O Esportivo, assim como praticamente todas as equipes do Gauchão, já voltou aos treinamentos. A retomada das atividades no Estádio Montanha dos Vinhedos ocorreu na semana passada, após a aplicação dos testes para Covid-19, os quais deram negativos. A equipe alviazul retornou aos gramados na última quinta-feira, dia 2, com a divisão do elenco em três grupos, os quais trabalham em horários distintos.
Os atletas, comissão técnica e funcionários serão novamente testados antes do retorno do Gauchão. Após, os jogadores deverão concentrar durante a realização das últimas três rodadas da fase classificatória da Taça Francisco Noveletto.
O Gauchão foi interrompido em 15 de março, após a 3ª rodada do segundo turno. Restam três rodadas para finalizar a Taça Francisco Noveletto, além da semifinal e final. O campeão enfrentará a SER Caxias, que conquistou o primeiro turno – Taça Ewaldo Poeta.
O Esportivo ocupa a 3ª colocação do grupo B com seis pontos somados. Na classificação geral, a equipe alviazul é detentora da quarta melhor campanha da competição e, até então, está faturando o título do interior, além das vagas à Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 e da Copa do Brasil do próximo ano.
De acordo com o protocolo da FGF, o Esportivo vai enfrentar o Ypiranga, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, no retorno do Gauchão. A equipe de Bento Gonçalves ainda terá pela frente o Internacional, na Montanha dos Vinhedos, e o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias. Como Bento é uma das sedes para os últimos jogos, a cidade também vai receber o confronto entre Ypiranga e Caxias, válido pela última rodada da fase classificatória.
Compromissos do Esportivo na reta final do Gauchão e prováveis datas:
23/07 - Ypiranga x Esportivo – Centenário, Caxias do Sul;
26/07 - Esportivo x Inter – Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves;
29/07 - Juventude x Esportivo – Alfredo Jaconi, Caxias do Sul.
Mín. 17° Máx. 27°