No primeiro trimestre de 2025, foram abertos 84.505 empreendimentos no Rio Grande do Sul. Esse é o maior número registrado desde o ano de 2003, quando a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) passou a disponibilizar os dados de forma sistematizada. Em janeiro, foram abertas 33.144 empresas; em fevereiro, 26.157; e em março, 25.204.
O Estado já havia registrado um recorde no primeiro bimestre deste ano, com 59.301 novos empreendimentos, que representam o maior número de empresas abertas nos últimos dez anos. As informações, segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, comprovam que o trabalho do governo tem tornado o Rio Grande do Sul mais atrativo para quem quer empreender.
“O ambiente de negócios é uma das prioridades estratégicas do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. Estamos todos engajados em seguir suas diretrizes para tornar o Rio Grande do Sul um local onde as empresas sabem que podem prosperar. Desburocratização, incentivo à qualificação de mão de obra, oferecimento de segurança jurídica e processos de licenciamento mais ágeis são alguns elementos que temos incentivado para isso”, explica Polo.
A presidente da JucisRS (vinculada à Sedec), Lauren Mazzardo, ressalta que esse recorde é reflexo dos projetos em parceria com o governo do Estado e secretarias para desburocratizar a abertura de empresas. “O Tudo Fácil Empresas é um programa que permite ao empreendedor abrir seu negócio de baixo risco em até dez minutos e de forma totalmente gratuita”, ressalta.
Texto: Ascom Sedec
Edição: Eduardo Devens/Secom