13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Salvamento de casal de idosos emociona bombeiros

Davino e Necilda Michelon, de 91 e 85 anos, foram resgatados pelos bombeiros na localidade de Campinho, em Santa Tereza, nesta quarta-feira, 8.

09/07/2020 às 14h19 Atualizada em 20/07/2020 às 00h12
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, com o apoio de bombeiros de Veranópolis e Caxias do Sul,  conseguiu resgatar 48 pessoas que foram vítimas das enchentes ocorridas na região nesta quarta-feira, 8 de julho. O trabalho de salvamento de tantas vidas foi coroado com um resgate emocionante de um casal de idosos, moradores da localidade de Campinho, no município de Santa Tereza.

O casal Davino Michelon, 91 anos e Necilda Michelon, de 85, emocionou a equipe de bombeiros durante o resgate. Os vídeos que mostraram o resgate em segurança dos dois viralizou nas redes sociais. Eles encontravam-se ilhados em sua casa, que fica afastada alguns quilômetros do centro de Santa Tereza. Junto com eles apenas sua cuidadora.

Quando a equipe de resgate chegou na casa, a cama de seu Davino, que é acamado, já encontrava-se em cima de uma improvisada elevação, feita com a intenção de fugir da água que já se alastrava  por todos os cômodos da residência. A emoção entre os bombeiros começou já na chegada à residência, devido ao carinho e preocupação que o casal tinha um com o outro, bem como a vontade de viver dos dois. 

A equipe conseguiu chegar até a afastada residência com barco, mas o retorno pelo Rio Taquari se tornou impossível devido aos riscos que seria expor o casal às correntezas da enxurrada. Os sargentos Carvalho e Guerra, além dos soldados Barreto e Pietro, tiveram de dividir todo processo de resgate dos três e assim tiveram de fazer uso de quatro meios para locomoção, sendo eles barco (enquanto fosse seguro), trator, trem de manutenção da via férrea e a pé, em seus próprios colos .

Foi uma corrida contra o tempo para retirar o casal da residência antes que a água tomasse conta de tudo. A equipe deslocou a pé, com seu Davino e dona Necilda nos braços, até um pequeno posto de saúde fechado que havia ali nas proximidades e o único local que as águas ainda não haviam tomado conta. Após chegar a esse ponto seguro, os Bombeiros deixaram seu Davino e dona Necilda com a cuidadora no local e retornaram de barco até a parte central da localidade de Santa Tereza para pegar um cilindro de oxigênio. A casa de seu Davino estava sem luz há algumas horas e ele não tinha como ser transportado sem que o oxigênio estivesse a seu lado. 

Já de posse do cilindro, os Bombeiros retornaram a pé até o posto onde estavam os três. Dali, seguiram por alguns trechos a pé, outros a trator, mas sempre cuidando a limitação de cada um dos dois idosos que, apesar do peso da idade encontravam-se bem e demonstravam bom humor, mesmo nestas circunstâncias.

O casal de idosos foi resgatado com sucesso e levado até o Hospital Tacchini para a realização de exames. Na casa de saúde, eles foram acolhidos pelos familiares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários