Neste sábado, 12 de abril, o Centro Histórico do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, será cenário da 4ª edição do Festival Despertar do Vale. A programação inicia às 10h, na charmosa Capela das Almas, na Linha Leopoldina, e celebra o encerramento da vindima com um convite para brindar a chegada do outono no Vale dos Vinhedos, em meio a cores vibrantes, boa música e experiências enogastronômicas únicas.
Considerado um dos principais eventos de enoturismo na Serra Gaúcha, o Festival reúne o que há de melhor em vinhos, espumantes, gastronomia regional, arte e tradição. A entrada é gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível.
O público poderá degustar rótulos de 19 vinícolas do Vale dos Vinhedos, representando a excelência da única Denominação de Origem (DO) de vinhos e espumantes do Brasil. Estarão presentes nomes como:
Casa Valduga
Miolo Wine Group
Pizzato
Amitié Espumantes e Vinhos
Dom Cândido
Vinícola Almaúnica, entre outros
“É uma oportunidade de conhecer a diversidade e a qualidade da produção vinícola da região, com rótulos que contam a história do nosso território”, destaca André Larentis, presidente da Aprovale.
Além dos brindes, o evento oferece pratos elaborados por restaurantes consagrados como Trattoria Mamma Gema, Di Paolo, Pipas Terroir Wine Bar, Giordani Gastronomia Cultural, entre outros. No cardápio, delícias como:
Galeto ao primo canto
Polenta mole com ragu ao vinho
Entrecot grelhado
Mini tortéi com molho de tomate seco
Risoto de salmão com limão siciliano
Nhoque de pinhão
Trufas artesanais com sorvete
Também participam agroindústrias como Casa Madeira, Devorata Trufas Artesanais e Famiglia Tasca. O evento terá ainda cervejas artesanais, espumantes e sobremesas locais.
O Festival começa com missa na Capela das Almas, às 10h30, e segue com shows ao vivo de Olides e Cris, Léo Oliveira Trio, Acústica Rock e Sunset Riders.
Em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos promoverá visitas guiadas às ruínas da primeira igreja da região e exposições de objetos históricos, bandeiras, oficinas de dressa, jogos tradicionais como Mini 48 e o clássico jogo da mora.
A programação inclui ainda:
Mini Campeonato de Mora Amador (15h às 16h)
Boxin Mini 48 (16h às 18h)
Demonstração de torno com cerâmica ao vivo com Cláudia Giordani
Pintura ao vivo da artista Sarah Milani Campana, em um modelo da Uovo Tanques de Concreto
Pensando na família, o evento contará com espaço kids com monitores, além de Pet Park com totens de água fresca, garantindo conforto para os pets.
10h30: Missa na Capela das Almas, junto à comunidade Vale dos Vinhedos;
12h: Coral Vale dos Vinhedos
14h: Olides e Cris
16h: Abertura oficial do evento
16h30: Léo Oliveira Trio
18h: Acústica Rock
20h: Sunset Riders
22h: Encerramento