O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza nesta semana a distribuição de cerca de 65 mil doses de vacinas contra a covid-19 para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Cabe a cada uma das 18 regionais distribuir as doses para os municípios da sua área de abrangência. Ao todo, estão sendo enviadas 22.695 doses da vacina do laboratório Moderna e outras 42.230 doses da vacina Pfizer Baby, esta última destinada a crianças entre seis meses e cinco anos de idade.
Além das crianças, são públicos elegíveis para a vacinação de rotina contra o coronavírus os idosos (pessoas com 60 anos ou mais), que devem fazer uma dose a cada seis meses, e as gestantes (uma dose a cada gestação).
A imunização contra a covid-19 conta ainda com a seleção de grupos especiais. Alguns devem fazer uma dose anual, como os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e indígenas. Imunocomprometidos (a partir dos seis meses de idade) devem fazer três doses como esquema primário (se nunca foram vacinados) e duas doses anuais.
Vacinação contra a gripe
Além das doses das vacinas contra a covid-19, a SES também está distribuindo nesta semana 903 mil doses de vacinas contra a influenza (gripe). A pessoa que for ao posto pode fazer as duas vacinas concomitantemente.
Veja a distribuição de doses contra a covid-19 por Coordenadoria Regional de Saúde (CRS)
1ª CRS (sede Porto Alegre)*
2ª CRS (sede Frederico Westphalen)
3ª CRS (sede Pelotas)
4ª CRS (sede Santa Maria)
5ª CRS (sede Caxias do Sul)
6ª CRS (sede Passo Fundo)
7ª CRS (sede Bagé)
8ª CRS (sede Cachoeira do Sul)
9ª CRS (sede Cruz Alta)
10ª CRS (sede Alegrete)
11ª CRS (sede Erechim)
12ª CRS (sede Santo Ângelo)
13ª CRS (sede Santa Cruz do Sul)
14ª CRS (sede Santa Rosa)
15ª CRS (sede Palmeira das Missões)
16ª CRS (sede Lajeado)
17ª CRS (sede Ijuí)
18ª CRS (sede Osório)
Porto Alegre
Rio Grande do Sul (soma das CRSs)
Estratégia de vacinação contra covid-19
Vacinação de rotina
Vacinação especial
A relação completa dos esquemas e grupos da estratégia nacional de vacinação pode ser consultada no site do Ministério da Saúde .
Texto: José Luís Zasso/Ascom SES
Edição: Secom